"A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia." - Ludwig van Beethoven

ACREBI

ACREBI - Associação Cultural Recreativa Banda Integração

Com o nome de "Banda Roland" (alusivo à escola de mesmo nome e sede inicial da associação), a ACREBI foi fundada em 9 de julho de 1992. No final dos anos 90, idealizada pelo professor Otoniel Chueiri (Xis), surgiu a “ACREBI - Associação Cultural Recreativa Banda Integração”, com a fusão da Banda Roland e a Banda Kennedy (mantida pela Escola Estadual Presidente Kennedy). Depois de passar por diversos endereços, a ACREBI ganhou seu próprio espaço da administração municipal, onde está instalada até hoje, sob a presidência de Jorge Luís Gomes e tendo o senhor Mauro Cuesta como maestro.

Desde então, participou de vários concursos e festivais, destacando-se entre eles concursos na cidade de Gaspar-SC, Rio Negro-PR, concursos na cidade de Curitiba e o Iº concurso Rotary Clube de Bandas Musicais Brasília – DF, no qual ficou em terceiro lugar, concorrendo com equipes de todo o Brasil.

Em 2012, com o apoio do Fundo Municipal de Cultura, a ACREBI passou a ter, além das aulas de instrumentos de metais, instrumentos de cordas, o que possibilitou a formação da Orquestra Filarmônica da ACREBI.

Em 2013 se apresentou no piquenique cultural, evento promovido pela própria entidade, e também, no final do ano, nos festejos de natal.

Em 2014 foram varias apresentações, tanto em Rolândia como em cidades vizinhas, destacando-se as apresentações nos piqueniques, belíssima apresentação em Jataizinho, Ivaiporã, Cidade Gaúcha e, em dezembro, em apresentações com cantatas de Natal, sendo uma na igreja católica da Vila Oliveira e outra na Igreja Matriz São José, ambas em Rolândia. Merece destaque a participação da ACREBI no XI Festival Nacional e Internacional de Bandas do Uruguai, no dia 02 de outubro de 2014, na cidade de Rivera.

Em 2015 iniciou suas apresentações com a abertura do Campeonato Paranaense de Futebol, dando sequência com o concerto “Um Amor de Mãe”, em maio, conserto “Folhas de Outono”, além de uma participação especial na igreja Santa Rita de Cássia, em Arapongas, Paraná.

A ACREBI disponibiliza aulas de Iniciação Musical, Trompete, Trombone, Saxofone, Bateria, Violão, Guitarra, Contrabaixo, Violino, Violoncelo, Viola de Arco, Rabecão, além de aulas de Balé e Dança Sênior (ginástica para a melhor Idade).

A associação conta com mais de cinquenta membros, de ambos os sexos, sendo crianças, jovens e adultos, com aulas totalmente gratuitas e por se manter com recursos próprios, adquiridos na forma de promoções, a ACREBI conta com a colaboração dos setores público e privado.


Veja também:

POLÍTICA

DIVERSOS

FAMÍLIA